fbpx
Água

Os benefícios em beber água

O corpo humano é composto de mais ou menos 60% de água. Para manter esse nível de hidratação é recomendável que você beba cerca de dois litros de água por dia.

Veja ALGUNS benefícios para a saúde que você ganhar ao beber bastante água.

Beber água melhora seu desempenho físico

Se você não se hidratar com certeza poderá sofrer perda no desempenho físico. E isso é altamente perceptível e importante durante exercícios físicos intensos ou no calor forte.

Você pode começar a sentir os efeitos da desitratação se perder 2% do conteúdo de água do seu corpo. Isso pode levar a alterações no controle da temperatura corporal, redução da motivação e aumento da fádiga. Também pode fazer com que o exercício seja mais difícil de fazer, tanto no lado físico quanto psicológico.

Sempre que fizer atitividades físicas ou se perceber que está suando muito procure hidratar-se.

Beber água melhora seus níveis de energia e funções cerebrais

O cérebro é fortemente influenciado pelo seu nível de hidratação.

Estudos mostram que muitos aspectos das funções cerebrais podem ser prejudicados mesmo com uma desitratação leve.

Um estudo entre mulheres jovens mostrou que a perda de líquidos na faixa de 1,4% após o exercício prejudicava o humor e a concentração e também aumentou a frequência com que tinham dores de cabeça.

No caso de homens jovens o mesmo estudo chegou à conclusão de que a perda de líquidos de 1,6% prejudicava a memória e aumentava a sensação de fadiga e ansiedade.

Outros estudos realizados em crianças e adultos mais velhos mostraram que a desidratação leve pode prejudicar o humor, a memória e o desempenho do cérebro.

protetor facial - splendorMatt

Beber água pode aliviar as dores de cabeça

A desidratação pode desencadear dores de cabeça e enxaqueca em alguns indivíduos.

Uma pesquisa realizada com 393 pessoas mostrou que a dor de cabeça é um dos sintomas mais comuns da desidratação. No caso específico desse estudo 40% dos participantes sentiram dor de cabeça como resultado da desidratação.

Segundo alguns estudos o consumo de água potável pode ajudar a aliviar as dores de cabeça em pessoas que as tem frequentemente.

Ainda são realizados mais estudos para que se comprove definitivamente a relação da desidratação com as dores de cabeça, mas se você sofre com isso não perderá nada se começar a se hidratar melhor.

Beber água pode prevenir a constipação

De acordo com um artigo da Dra. Rosilma Gorete Lima Barreto a “constipação intestinal é definida como uma alteração no funcionamento do intestino com duração mínima de 3 meses onde o paciente poderá ter uma frequência evacuatória menor que 3 evacuações por semana com alteração no ato de evacuar e na qualidade das fezes, ou seja fezes ressecadas com muita dificuldade para expelir as vezes sendo necessário realizar digitação“.

De acordo com o mesmo artigo a constipação funcional é “aquela que decorre da ingestão inadequada de água e fibra e da falta de atividade física, sabendo-se que um adulto necessita ingerir em média 25g/dia de fibra e 2 litros d’água/dia. Toda vez que tivermos alteração na ingestão destes teremos alteração do nosso ritmo intestinal e poderemos desenvolver constipação intestinal“.

Estudos mostram também que a água mineral pode ser uma bebida particularmente benéfica para quem tem prisão de ventre. A água mineral rica em magnésio e sódio melhora a frequência e a consistência dos movimentos intestinais em pessoas com constipação.

beber água - Incremente ou saborize a água adicionando limão e hortelã.
Incremente sua água adicionando limão e hortelã

Beber água pode prevenir as pedras nos rins

As pedras urinárias são aglomerados dolorosos de cristal mineral que se formam no sistema urinário, sendo a mais comuns as pedras que se formam nos rins.

Há evidências limitadas de que a ingestão de água pode ajudar a prevenir a recorrência em pessoas que já obtiveram cálculos renais.

Maior ingestão de líquidos aumenta o volume de urina que passa pelos rins. Isso dilui a concentração de minerais, então eles são menos propensos a cristalizar e formar aglomerados.

A água também pode ajudar a impedir a formação inicial de pedras, mas são necessários estudos para confirmar isso.

Beber água pode diminuir os efeitos da ressaca

Sintomas desagradáveis após o consumo de álcool é o que chamamos de ressaca.

O álcool é um diurético. O que significa isso? Que a você perde mais água do que consome. Isso pode levar à desidratação.

Embora a desidratação não seja a principal causa de ressaca ela pode causar sintomas como sede, fadiga, dor de cabeça e boca seca.

Uma boa maneira de reduzir a ressaca é beber um copo de água entre as bebidas e tomar pelo menos um copo de água grande antes de ir para a cama.

Segredo da Pele Saudável

Cadastre-se e ganhe um super e-book GRATUITO 😍!  

Perda de peso

Beber bastante água pode ajudar a perder peso.

Isso ocorre porque a água pode aumentar a saciedade e aumentar sua taxa metabólica.

Algumas evidências sugerem que o aumento da ingestão de água pode promover a perda de peso, aumentando ligeiramente seu metabolismo, o que pode aumentar o número de calorias que você queima diariamente.

Um estudo de 2013 em 50 mulheres jovens com sobrepeso demonstrou que beber 500 ml de água adicional três vezes por dia antes das refeições por 8 semanas levou a reduções significativas no peso corporal e na gordura corporal em comparação com as medidas pré-estudo.

O momento também é importante. Beber água meia hora antes das refeições é o mais eficaz. Isso pode fazer com que você se sinta mais cheio e consuma menos calorias.

Em um estudo, pessoas que ingeriram meio litro de água antes das refeições perderam 44% mais peso durante um período de 12 semanas do que aqueles que não beberam água antes das refeições.

beber água - no mímino 2 litros por dia.
Beba água sempre. No mínimo dois litros por dia.
manchas no rosto - Melannun Age - melannunage

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *